Os Símbolos do Templo da Ordem do Dragão Negro

Afim de se evitar o plágio do templo por não iniciados, obviamente não serão dispostas as posições exatas de cada símbolo dentro do templo. Também não será revelada as fórmulas mágicas usadas para "acordar" alguns dos símbolos.

 

Os templos da Ordem do Dragão Negro são muitos, inclusive pequenos santuários particulares dos que são simpáticos à nossa Seita e/ou membros desta. Algumas mudanças podem ocorrer de acordo com os Deuses aos quais a pessoa está ligada, pode variar muito pouco de país para país mas, apesar de tudo isso, os símbolos são imutáveis dentro dos Templos.

Atualmente, nem todos podemos ter um grande altar dentro de casa. Nessa vida corrida, muitos optam inclusive por altares "portáteis", de forma a montá-los apenas em momentos específicos ou até pequenos altares montados em suas casas sobre uma pequena mesa. Mas vamos abordar somente os símbolos dos Templos maiores da Ordem e que são igualmente usados em algumas reuniões da ordem.

Aqui será mostrado os principais símbolos e explicado resumidamente, respeitando os segredos do 9º Grau.

 

 

CADRILAT

Piso quadriculado (Cadrilat) é usado normalmente no centro do templo. Ele representa em suas cores preta e branca que todos somos diferentes, uns dos outros. Essa diferença é o que mantém o equilíbrio da vida. Ele representa que, independente de como o outro escolheu viver a sua vida, isso é uma questão que cabe somente a ele.

O Cadrilat é uma forte influência Maçom dentro da Ordem do Dragão Negro que, até a década de 1910 usava somente um tapete metade azul e metade vermelha com a mesma representação.

PUMNAL

A Adaga (Pumnal) é um importantíssimo símbolo fálico e, portanto, masculino. Ela representa, junto com outros elementos, todos os Deuses masculinos, o elemento Ar e a força positiva-ativa.

Pode ter vários usos, várias cores e formatos e feita dos mais diferentes materiais. Alguns templos preferem substituí-la pela espada, que tem exatamente o mesmo significado e uso. A Adaga geralmente fica sobre a Uşă.

TRANDAFIR ROȘU

A Rosa Vermelha (Trandafir Roșu) é um símbolo feminino por excelência e representa o princípio feminino. Dependendo do ritual ou dos acontecimentos dentro do Templo, uma cor diferente de Rosa será usada. Por exemplo, se o Templo estiver de luto pela perda de um membro feminino, no ritual logo após a morte da pessoa, a Rosa Vermelha será substituída pela Rosa Branca.

Alguns templos substituem a Rosa pela taça ou pelo caldeirão (o que não é muito comum!). A Rosa geralmente fica sobre a Uşă.

BAPHOMET

Baphomet é um símbolo infinitamente importante dentro da Ordem do Dragão Negro. Em vários pontos do Templo poderá ser visto em quadros, relevos, bandeiras, estátuas, enfim, dependendo das necessidades de cada Templo. Atrás do Sacerdote, no centro da parede, certamente haverá um quadro de Baphomet.

Baphomet não é um Deus propriamente dito, mas nele está reunido todos os Deuses e Deusas de todos os Panteões. Baphomet é um símbolo masculino e feminino, animal e humano. A estátua geralmente fica sobre a Uşă, entre a Adaga e a Rosa.

VOAL

 

Voal é um dos nomes dados as duas colunas que serão vistas no Templo. Elas podem ser dos mais diversos tamanhos, cores e materiais. Podem ser de origem grega, egípcia, suméria, podem ter a forma de obelisco ou serem simplesmente dois postes simples. O importante é seu simbolismo. Elas podem até ser encontradas em tamanhos minúsculos, usadas em pequenos altares na residências dos membros.

Essas duas colunas são vistas em alguns Templos como Jaquim e Boaz, servem, entre outras coisas, como "...um portal pelo qual aquele que passar, não será o mesmo..."

Na Romênia, normalmente, uma das colunas será azul e a outra vermelha, outros Templos preferem que uma seja negra e outra branca. Seja lá qual for a cor, seu significado não muda, ainda que sejam as duas da mesma cor.

UȘĂ

Ușă (pronuncia-se uxã) significa Porta. Trata-se de uma pequena mesa sobre a qual alguns itens são colocados de acordo com o ritual a ser realizado. Ela também pode ou não estar coberta por alguma toalha de alguma cor específica.

Invariavelmente, a ușă precisa ser quadrada, para remeter ao símbolo físico, material. Se chama porta (apesar de ser uma mesa!) porque é o ponto principal por onde os Deuses se farão presentes nos rituais, é a porta de entrada dos espíritos.

Alguns membros poderão optar por terem uma ușă em casa, mas será feita um pouco diferente daquela usada dentro dos Templos da Ordem. Nas ușă dos adeptos, além dos símbolos necessários para o uso, outros também poderão ser usados, como por exemplo a estátua dos Deuses aos quais aquele membro está espiritualmente ligado.

 

UCENICUL

Ucenicul significa O Aprendiz. É uma pedra bruta que fica no Templo e representa a pessoa que nada sabe, aquela que pode estar buscando conhecimento, embora ainda não o tenha encontrado. Ela representa o adepto da Ordem que precisa ser cuidadosamente lapidado, tal como faríamos com uma pedra preciosa. Pode ser qualquer tipo de pedra ou cristal, desde de que seja do mesmo tipo da pedra conhecida como Înțeleptul.

 

ÎNTELEPTUL

Înțeleptul significa O Sábio. É uma pedra lapidada, porém, sempre em linhas retas, jamais oval ou redonda. Ela precisa ser do mesmo tipo de pedra que a ucenicul, independente de qual seja. A Înțeleptul significa a pessoa já repleta de conhecimentos, ou que tenha passado pelos rituais de iniciação. Também representa as pessoas sábias de todo o planeta, simboliza as pessoas mais velhas e sua sabedoria. Înțeleptul é tudo aquilo que queremos nos tornar, afim de sermos uma pessoa melhor para o mundo.

 

OUTROS ELEMENTOS

Inúmeros outros símbolos podem ser vistos em um Templo ou Casa de Reunião da Ordem do Dragão Negro, como bandeiras, glifos, caldeirões, tambores, velas, turíbulo, incensos, estátuas diversas, espadas, quadros, outros altares, escritas antigas, plantas, fogueiras, enfim, muita coisa relacionada com a Bruxaria e o Paganismo.

Os membros podem usar geralmente uma túnica com cores variadas dependendo do ritual, mas sendo comum o uso da túnica preta. Seu grau dentro da Ordem será mostrado através da cor do cinto usado. O Sumo Sacerdote usa a túnica vermelha ou marrom com cinto preto. As túnicas são lavadas com um preparo especial de ervas. Outros tipos de vestimentas também são usadas em rituais diversos, como as saias masculinas e os vestidos femininos. Antes dos rituais, os membros precisam estar muito limpos, tomado banhos de ervas e, em alguns casos, óleos mágicos são usados em seus corpos.

 

AS REUNIÕES NOS TEMPLOS

As reuniões que acontecem no Templo são das mais variadas e pelos mais diversos propósitos que não cabem aqui. De uma forma geral, nas reuniões básicas o Sacerdote mestre falará sobre muitos assuntos pagãos, mitológicos, psicológicos e até científicos, abrindo assim um espaço para debate sobre diversos assuntos ali mesmo, entre os membros da ordem e convidados. Todos receberão banhos mágicos para levarem, poderão manifestar em particular seus problemas pessoais que serão apresentados aos deuses através da Ușă.

 

Já nos rituais específicos, a pessoa verá uma cerimônia completa, com canções e magias. A forma da cerimônia, sua estrutura e vestimentas dependerá do(s) Deus(es) a ser celebrado. São quatro tipos de rituais: somente para homens; somente para mulheres; público; ou os privados. Os Esbaths e Sabbaths são geralmente públicos. As iniciações e outros rituais privados, somente entre os membros. Alguns rituais são para todos os membros, outros vai depender do grau do membro.

 

Existem ainda dois tipos de Grande Ritual: em um deles, somente pessoas convidadas podem assistir; no outro, somente os membros aceitos da Ordem do Dragão Negro farão parte.

 

Sacrifícios animais, embora raros, podem acontecer em alguns templos. Normalmente aves comuns a culinária ou caprinos. Mas volto a dizer, é sempre evitado lançar mão de sacrifícios, nenhum membro é obrigado a participar desses rituais com sacrifícios.

 

Muitos idiomas podem ser usados dentro dos Templos, como o egípcio antigo, grego, acadiano, sumério, árabe e, principalmente e o mais comum, romeno. Quando da presença de convidados, 90% do ritual será feito no idioma local do Templo.

Curta nossa página no Facebook!

IMPORTANTE

O instituto de Filosofia Oculta não tem qualquer vínculo com as crenças cristãs, sendo seus ensinamentos muito anteriores ao cristianismo.

 

O site está passando por atualizações no momento (Outubro 2019).

Phallus
Phallus

O culto ao falo é ainda praticado na Ordem do Dragão Negro, assim como em muitas outras religiões pagãs. O culto fálico em nossa ordem é praticado em honra aos deuses também fálicos, como Príapo, Marduk, Seth, Èsù entre muitos outros. Acesse este link e saiba mais sobre o Falicismo.